Agora é oficial: Delegacia de Pinda permanecerá em funcionamento 24h e aos finais de semana
2 min readDepois de denúncia e requerimento apresentados pelo Vereador Gilson Nagrin sobre iminente fechamento da Delegacia da Polícia Civil [1º DP] de Pinda durante a noite, finais de semana e feriados, o Executivo prontamente se movimentou na direção de reverter a medida e garantir a continuidade do serviço policial na cidade.
Reuniões urgentes, um importante contato direto e pessoal com o governador de SP e articulações com o alto comando da polícia civil do estado fizeram parte das iniciativas do chefe do executivo de Pinda, prefeito Isael Domingues.
No último dia 6 de setembro, o executivo do município recebeu um e-mail da assessora do governador, Camila Moreira, informando que as medidas de fechamento foram suspensas e o serviço policial permanecerá em funcionamento durante 24h e aos finais de semana em Pindamonhangaba.
Confira o e-mail na íntegra:
“Cumprimentando-a, cordialmente, e por ordem do Exmo. Secretário de Segurança Pública venho por meio deste encaminhar as informações pertinentes a respeito do Ofício nº 784/2022 da Câmara Municipal e do Ofício nº 157/2022 da Subseção da OAB, ambos de Pindamonhangaba, que versam sobre o fechamento do plantão policial do município. A demanda foi direcionada à Delegacia Geral da Polícia, que por meio da Diretoria do Departamento de Polícia Judiciária do Interior – São José dos Campos – DEINTER 1, informou que o Plantão Permanente da Delegacia de Polícia de Pindamonhangaba não será fechado e permanecerá aberto 24h, para atendimento da população, inclusive no período noturno e finais de semana. Apenas os casos de prisão em flagrante delito e ocorrências de relevância serão apresentados no Plantão Permanente da Delegacia Seccional de Taubaté, nos períodos mencionados.
Oportuno consignar que durante o expediente normal, dias úteis, a cidade de Pindamonhangaba conta com Delegacia da Polícia do Município, 1º, 2º, 3º Distritos Policiais e Delegacia da Defesa da Mulher.”
O vereador Gilson Nagrin aproveita este momento de vitória para o município para pontuar a importância da manifestação pública: “Houve a minha denúncia e o meu requerimento, houve a pronta participação dos demais vereadores na causa, hoje a notável agilidade do executivo, mas se a denúncia não tivesse chegado até nós e se a população não tivesse se manifestado tão intensamente nas redes sociais, talvez a segurança pública do nosso município amargasse pelo fechamento do 1º DP. Que fique o exemplo do quão importante é a participação popular na gestão pública.”