21 de novembro de 2024

Portal GN

Gilson Nagrin – Coragem e Trabalho

Em Ato Solene, Gilson Nagrin homenageia Dr. Júlio César Norberto da Silva

6 min read
Na sessão de câmara da última terça-feira, dia 11 de outubro, o vereador Gilson Nagrin prestou uma importante homenagem ao Dr. Júlio César Norberto da Silva, entregando-lhe o título de ‘Cidadão Pindamonhangabense’. Confira abaixo o Ato Solene e o histórico do Dr. Júlio César publicado na íntegra.
Dr. Júlio César Norberto da Silva

Ato Solene - Entrega do Título de 'Cidadão Pindamonhangabense' ao dentista e cirurgião Dr. Júlio César Norberto da Silva, à direita

Ato Solene – Entrega do Título de ‘Cidadão Pindamonhangabense’ ao dentista e cirurgião Dr. Júlio César Norberto da Silva

HISTÓRICO DR. JÚLIO CÉSAR NORBERTO DA SILVA

[Texto na íntegra – por normas da casa, o texto lido durante Ato Solene precisou ser compactado]

Dr. Júlio César Norberto da Silva, nascido à 0 horas e 01 minuto do dia 06 de agosto de 1969 na cidade de Lorena, estado de São Paulo. Nosso querido Dr. JULINHO é Filho de Horion Norberto da Silva e Maura Silva. Teve em sua árvore genealógica ancestrais portugueses e escravos, de onde herdou suas raízes ideológicas de liberdade e humanitárias. Morou em Lorena até seus 15 anos, quando terminou o ensino médio e mudou-se para Niterói, estado do Rio de Janeiro, para fazer cursinho. Aos 16 anos de idade passou no vestibular para o curso de Odontologia na Universidade Federal Fluminense, considerada na época uma das 3 melhores faculdades de odontologia do país.

Foram anos difíceis onde, apesar de seus pais ajudá-lo com tanto carinho, deu duro para cursar sua faculdade. Com seu instinto empreendedor, fez de tudo um pouco durante sua vida no Rio de Janeiro. Vendeu cintos na faculdade, fez trabalhos de conclusão de curso para os amigos, trabalhou de assistente em consultório dentário, vendeu até filhotes de cachorrinhos, sempre para levantar algum dinheiro e ajudar no orçamento do mês. 

Guardava cada tostão, inclusive do lanche, para poder ir visitar sua então namorada, em Lorena, Dra. Idamís Aparecida dos Santos. Teve como grandes mentores seu pai, Dr. Horion, também dentista, que lhe ensinava os primeiros passos da odontologia, e sua mãe, professora Maura, que sempre lhe corrigia e ensinava o correto uso da língua portuguesa. 

Se formou em 10 de maio de 1992 e já tinha uma meta em sua vida: vir morar em Pindamonhangaba, cidade que ele se encantou na primeira vez que veio passear com amigos no saudoso bar Amarelinho e decidiu aqui vencer na vida como um grande profissional da área de odontologia, sempre buscando a excelência na profissão. Quando aqui chegou, desceu do ônibus em frente ao supermercado Excelsior. Mais perdido que cachorro em briga na feira, perguntou ao seu futuro amigo Felix, da então loja de brinquedos Carrossel, onde ficava a praça, pois toda cidade do interior tinha uma praça central. Assim, não se sentiria tão perdido.

Quando ali chegou, se confortou em um banco para pensar o que fazer e aonde ir. Procurou saber quem era o melhor dentista da cidade e se espelhou em seu saudoso amigo, Dr. Antonio Kobbaz, considerado na época o melhor dentista da cidade, como um de seus primeiros objetivos profissionais: pretendia ser reconhecido profissionalmente como ele.

Um dos primeiros anjinhos surgiu em sua vida, Dr. Clovis Ferrer Ribeiro, que mesmo sem conhecê-lo e apenas por confiar nas verdades que emanavam de seu olhar, alugou, sem nenhuma referência bancária ou pessoal, um ponto na rua 10 de julho, para que ali montasse seu primeiro consultório. Mal sabia o Dr. Clóvis que ali estaria um dos maiores profissionais da área da odontologia do nosso país e que seu sucesso seria consequência de seu espírito mineiro de confiar nas pessoas.

Ali, Dr. Júlio César teve uma de suas primeiras aulas de vida que aprendeu com muito empenho: confiar nos seus instintos e na alma das pessoas, e que ainda existem pessoas de bom coração neste mundo. Ali começou sua História! No começo, dormiu no chão ao lado da mesa de seu escritório em um colchonete fino e duro que mal separava o frio do chão de seu corpo encolhido de frio acalentado apenas por um cobertor de fios de carneiro tecido na Roca e feito à mão, herança de sua falecida avó Geni, a qual faleceu antes de seu nascimento. Tomava banho na água que saia do cano no banheiro, pois não tinha dinheiro para comprar um delicioso chuveiro e não queria pesar mais a seus pais que por tantos anos o ajudaram.

Com espírito empreendedor, buscou a prefeitura de Pindamonhangaba, que prontamente lhe estendeu a mão, no intuito de montar o serviço de cirurgia ‘Buco Maxilo Facial’ que não existia na época na cidade. Sempre com suas marcas registradas, um sorriso no rosto e o carinho e humanidade para com seus pacientes, atendia todos que o procuravam e nunca negou atendimento, trabalhando várias vezes até às duas horas da manhã em seu consultório, e por muitas vezes varou noites e noites sem dormir prestando atendimento aos pacientes mais necessitados do SUS, vítimas de trauma facial que procuravam o Pronto Socorro Municipal e a Santa Casa de Pinda.

Em 1996 casou-se com Idamis, sua sempre companheira, e em 2000 nasceu seu filho, Júlio César Norberto da Silva Filho, seu maior presente que Deus lhe confiou. Em 2000, também funda o INSTRON – INSTITUTO DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO, empresa do ramo de odontologia com filiais em várias cidades da região, gerando empregos e renda a nosso município.

Um dia, no salão de cabeleireiros Casal 20, encontrou-se com seu amigo Dr. Antonio Kobbaz, a quem tanto admirava. Seu amigo o chamou e disse uma coisa que lhe traria novo rumo na profissão: “Julinho, faz tempo que estou querendo falar uma coisa pra você mas nunca nos encontrávamos. Queria te dizer que acompanho seu trabalho desde o dia que você chegou em Pindamonhangaba e queria te dar os parabéns. Você é um excelente profissional e vejo os pacientes que você atende e que por vezes chegam em meu consultório. Como seu trabalho é bem feito! Na minha opinião, hoje você é o melhor dentista de Pindamonhangaba! Você merece buscar objetivos maiores, o Brasil precisa de Profissionais como você. Meus parabéns!”, agradeceu seu saudoso amigo e viu naquele momento que havia alcançado seus primeiros objetivos de vida.

Não parou por aí. Partiu para São Paulo para se especializar, cada vez mais impulsionado pelo amigo. Em 2003, foi homenageado como um dos 20 melhores dentistas do país, recebendo um diploma e uma medalha reconhecida por decreto do governo federal. Foi homenageado em vários congressos com medalhas de honra ao mérito e diplomas onde atuou como palestrante.

Especializou-se em cirurgia buco maxilo facial, em implantologia, em prótese sobre implantes, em radiologia e imaginologia odontológica, em odontologia hospitalar, em harmonização orofacial e, em 2010, já com consultórios em Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Lorena e Taubaté, conhece seu atual sócio, Dr. Roberto Moreno, chefe do serviço de cirurgia buco maxilo facial dos hospitais São luiz Itaim e Morumbi de São Paulo e hospital Vila Nova Star, onde nosso atual presidente Jair Bolsonaro foi operado em sua última cirurgia.

Juntos, implantam uma extensão do serviço de cirurgias ortognáticas destes hospitais no Vale do Paraíba e, não satisfeito, ainda leva e cria o mesmo serviço para o Nordeste, instalando uma unidade em Maceió, estado de Alagoas, onde em 2016 foram a equipe que mais cirurgias de face realizaram no estado naquele Ano. Cria o curso de pós graduação em implantes em Maceió e monta mais uma clínica de sucesso, a Implantes & Arte odontologia especializada, considerada pelo conselho regional de odontologia de Alagoas como clínica modelo do Estado, onde mensalmente, alunos dos cursos de graduação em odontologia de todas as faculdades de Alagoas visitam e participam de palestras no local para conhecer como é uma clínica Modelo de qualidade e tecnologia.

Mesmo tendo galgado os mais altos patamares de sua profissão, nunca esqueceu suas raízes e podemos encontrá-lo sempre em nosso Pronto Socorro municipal e na Santa Casa de Pinda, atendendo com o maior carinho e sorriso estampado no rosto os pacientes mais carentes do SUS que ali necessitam de sua ajuda.

É por estes motivos que hoje prestamos uma homenagem especial de ‘Cidadão Pindamonhangabense’ a este filho empreendedor que acreditou em nosso povo e que adotou nossa cidade como cidade amada para sua família e cidade natal para seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copyright © Portal GN | Todos os direitos reservados | Newsphere by AF themes.